top of page

Corrida da Advocacia de Campina Grande homenageará o advogado Zé Agra


A Nova Caixa de Assistência da Advocacia da Paraíba (CAA-PB) homenageará o advogado Zé Agra (In memoriam) na 1ª Corrida da Advocacia de Campina Grande, que acontecerá no próximo dia 26 de maio.

A premiação da corrida (troféus) receberá o nome do advogado Zé Agra, que faleceu em janeiro de 2017. As inscrições para a Corrida estão abertas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (20), no site: www.contraorelogio.com.br ou clicando AQUI. A concentração será no Complexo Judiciário de Campina Grande, a partir das 06h00. A premiação será feita por categorias: Advogados, Público Geral, Idosos ou portadores de Necessidades Especiais (PNE).

O percurso, de 3km, 5km e 10 km; e o regulamento da corrida também estão disponíveis no site www.contraorelogio.com.br.


Lançamento

A corrida foi lançada na última quinta-feira (09), durante solenidade no Fórum Afonso Campos, localizado na Rua Vice-Prefeito Antonio de C. Souza, no bairro da Liberdade, em Campina Grande, e reuniu diversos representantes da advocacia, Judiciário, desportistas e o público em geral.

Entre os presentes destacam-se o presidente da OAB-PB, Paulo Maia; o presidente da CAA-PB, Assis Almeida; o conselheiro federal da OAB, Harrison Targino; a secretária geral Adjunta da CAA-PB e presidente da Nova Caixa em Campina, Veruska Maciel; o juiz Gustavo Lyra, Diretor do Fórum Afonso Campos; o presidente da Comissão de Esportes da CAA-CG, Rômulo Leal; o ex-deputado Bruno Cunha Lima, que é o idealizador da Corrida do Bem e a apoiador da Corrida da Advocacia de Campina Grande.

Também estavam presentes no lançamento o advogado Thélio Farias; o coordenador da Corrida do Bem, Alexandre Farias; o cantor e também apoiador da Corrida da Advocacia de Campina Grande, Fabiano Guimarães; os membros da diretoria da Comissão de Esportes da CAA-CG, Luís Arthur, Carla Andrade e Roberta Sabino; entre outros advogados e autoridades.

Na oportunidade, o presidente da Nova Caixa, Assis Almeida, destacou a união de toda a advocacia em torno da corrida, que, segundo ele, está sendo essencial para o sucesso da organização e resultado final do evento. Assis enfatiza que vários organizadores da corrida estiverem em campos opostos nas últimas eleições da OAB-PB, mas superaram diferenças políticas e se uniram em prol dos interesses da classe. "A união é a palavra chave para o sucesso da corrida", ratificou. 

Já o presidente da Comissão de Esportes da CAA-CG, Rômulo Leal, lembrou que há três anos a corrida acontecia em João Pessoa e agora a Nova Caixa a traz para Campina Grande. Rômulo conclama também que toda a advocacia seja parceria do evento e divulgue a corrida de todas as formas possíveis. "A Caixa de Assistência dos Advogados veio para trazer esse grande evento para Campina Grande, com muita qualidade e cuidado com a saúde e segurança dos participantes", completou.


“MEU LIDER”


 “ZÉ AGRA” JOSÉ ARAUJO AGRA nasceu em 12 de abril de 1940, em Campina Grande, filho de Pedro da Costa Agra e Elvira Araújo Agra. Casado com Maria de Lourdes Farias Agra, com a qual teve os filhos Rossandro Farias Agra, Elvira Carmen Farias Agra e Giscard Farias Agra, todos formados em Direito. Faleceu em 29 de janeiro de 2017, na Clinica Santa Clara, em Campina Grande – PB.

Cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Pio XI, tendo se bacharelado em Direito pela antiga Universidade Regional do Nordeste, em 29 de dezembro de 1972.

Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Paraibana, sob nº 1290, desde o mês de fevereiro de 1973. Foi Fundador e Presidente da Associação dos Advogados de Campina Grande, do ano de 1982 a 2016, contabilizando 17 mandatos, sem interrupções. Exerceu o cargo de Advogado de Oficio e Defensor Público, passando por todos os níveis, aposentando-se no ano de 2010.

Foi membro efetivo e Presidente da Associação Brasileira de Advogados, Seccional Paraibanda, e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.

Na Associação dos Advogados conseguiu adquirir uma sala comercial, no edifício Palomo, para instalação da sede administrativa, como também, edificar nas proximidades do Aeroporto João Suassuna, em terreno de 2 hectares, a sede social, contendo dois campos de futebol, auditório, salão de eventos, salão de jogos e secretaria.

Além, é claro, da defesa incessante do advogado campinense e das trinta e seis edições da SEMANA DO ADVOGADO, sempre realizada no mês de agosto, comemorando-se o aniversário de criação dos cursos jurídicos no Brasil e que já reuniu, em Campina Grande, as maiores autoridades do mundo político e jurídico do País e, sendo internacionalizada com a vinda do Juiz RANDELL WILKINSON, da Corte do Condado de Orange, nos Estados Unidos e do, então, Bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal ANTÔNIO MARINHO PINTO.

Na OAB foi CONSELHEIRO SECCIONAL nos triênios 1985/1987, 1989/1991, 1991/1993.

Foi CONSELHEIRO FEDERAL DA OAB nas gestões dos Presidentes ROBERTO BATOCHIO (triênio 1993/1994); ERNANDO UCHÔA LIMA (triênio 1995/1997), REGINALDO OSCAR DE CASTRO (triênio 1998/2000), RUBENS APPROBATO MACHADO (triênio 2001/2003); CEZAR BRITTO (triênio 2007/2009). Foi, também, membro da comissão de acesso à justiça do conselho federal da OAB.

Foi VICE-PRESIDENTE DA SECCIONAL DA OAB/PB, no triênio 1993/1995, tendo exercido a presidência no período de 27 de setembro a 27 de outubro de 1995.

Disputou a Presidência da OAB da Paraíba, no ano de 2003, uma das maiores campanhas já vistas, em nossa Seccional, disputada com os candidatos Arlindo Delgado e Levi Borges, ficando em segundo lugar.

Teve como principais metas a abertura da Ordem para os advogados e a eleição direta para o quinto constitucional, proposta esta que na gestão seguinte foi implantada.

Entre as grandes conquistas do Dr. José Agra, junto ao Conselho Federal, há de se destacar a aquisição e instalação da sede administrativa da Subseção da OAB, em Campina Grande, na Gestão Ernando Uchoa de Lima, o qual empresta seu nome a este auditório.

Nacionalmente, destacou-se por ter sido o propositor da instalação da “TV OAB”, hoje, OAB NACIONAL, veiculada pela TV JUSTIÇA, aos domingos, trazendo as decisões da entidade, com opiniões, entrevistas e trechos dos principais debates apresentados durante as sessões plenárias, atualizando, assim, os operadores de direito e cidadãos em geral.


Essa conquista foi informada da seguinte forma pelo Conselho Federal:

“TV OAB Nacional vai estrear em março quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003 às 10:35

Brasília, 12/02/2003 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio, e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Aprobatto Machado, assinaram nesta terça-feira (11/02), convênio para a veiculação semanal, pela TV Justiça, de programa produzido pelo Conselho Federal da Ordem, o OAB NACIONAL.

O programa, com 50 minutos de duração, veiculará as atividades da entidade, integrando as seccionais de todo o País, com a participação da sociedade em reportagens externas. O programa terá como objetivo, também, orientar o cidadão comum nas suas dúvidas sobre a Justiça.

O anúncio do programa foi feito durante a reunião mensal do Conselho, com apresentação da vinheta de abertura. Bastante aplaudido, o conselheiro federal José Araújo Agra, que sempre defendeu um canal televisivo para a OAB, disse que o programa vai permitir um diálogo maior entre a Ordem e a sociedade. Agra foi convidado a participar da audiência do convênio e assinou o documento, ao lado de Rubens Approbato e o ministro Marco Aurélio, representando os demais conselheiros federais” (http://www.oab.org.br/util/print/999?print=Noticia)

Trezeano fervoroso foi vice-presidente do GALO no ano de 1974, chegando a presidência, eleito por aclamação, no ano de 1975, época em que o Treze foi conhecido como A MAQUINA ARRASADORA DO NORDESTE!

AGRA como era conhecido, em Brasília, sempre foi um dos maiores defensores das coisas de nossa Cidade e de nosso Estado."

bottom of page