OAB-PB lança pedra fundamental para construção da Cidade da Advocacia


A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA-PB), lançaram, no final da manhã desta sexta-feira (29), a pedra fundamental para a construção da Cidade da Advocacia, que integrará, em um só lugar, a sede da OAB-PB, dependências da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior da Advocacia (Nova ESA).


O evento, comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e pelo vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, reuniu dezenas de advogados e advogadas e seguiu todos os protocolos sanitários de segurança e prevenção ao contágio do novo corona vírus, com distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição de álcool em gel 70%.



O contrato de promessa de compra e venda de terreno de 6.800 m², localizado na avenida João Cirilo da Silva, no bairro do Altiplano, em João Pessoa (PB), foi assinado no início deste mês pelo presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Felipe Santa Cruz, e pelo diretor tesoureiro do CFOAB, José Augusto de Araújo Noronha. O terreno foi adquirido por R$ 4,3 mi, pagos pelo CFOAB.


Além de Paulo Maia e Viana, participaram do evento o vice-presidente da OAB-PB, João de Deus Quirino; o secretário geral, Felipe Mendonça; a tesoureira, Leilane Soares; a secretaria geral adjunta, Carol Lopes; o presidente da CAA-PB, Assis Almeida; o tesoureiro do CFOAB, José Augusto Noronha, o secretário geral ajunto do CFOAB, Ary Raghiant; o diretor geral da ESA, Diego Cabral; e o presidente do TED, Paulo Freire; e o presidente da OAB de Roraima, Ednaldo Gomes Vidal.


Também estiveram presentes os conselheiros federais da OAB: Harrison Targino , Odon Bezerra (Conselheiro Federal, membro honorário vitalício e vereador do município de João Pessoa), Marina Gadelha, Rogério Varella Silvia Nogueira (Conselheira Federal pelo Pernambuco); os presidentes de Subseções da OAB-PB: Jairo de Oliveira Souza (Campina grande), Alberto Evaristo (Guarabira), Tauá Domiciano (Cariri) e Thalio Rosado (Catolé do Rocha); o procurador Geral do Município de João Pessoa, Bruno Nóbrega, que representou o prefeito Cícero Lucena; além de diversos conselheiros estaduais, presidente e membros de comissões da OAB-PB.


Num discurso emocionado, o tesoureiro José Augusto Noronha disse que como neto de paraibanos jamais pensou que seria um dos responsáveis pela execução de uma das obras mais importantes para a advocacia paraibana. “Estou emocionado, porque quando terrenos olhávamos muitos diziam que o Conselho Federal estava só enrolando a Paraíba, mas hoje estamos aqui assinando a ordem de serviço e mostrando àqueles que desconfiavam a seriedade do trabalho da OAB-PB e do Conselho Federal”, afirmou.


Noronha também destacou que a obra trará mais conforto e dignidade para a advocacia paraibana. “Conheço todas as sedes das OAB’s e dizia que a Paraíba merecia o respeito do Conselho Federal, com a construção de uma sede digna. Esse investimento que o Conselho Federal faz é só o começo. Essa sede precisa ser pensada no advogado do futuro, com espaço de compartilhamento, da ESA, da CAA”, concluiu.


Já o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, destacou o empenho e incansável luta do presidente da OAB-PB, Paulo Maia, para conseguir a realização da obra, com recursos da advocacia nacional, para a Paraíba. “A luta não foi fácil, mas Paulo Maia se mostrou uma pessoa acima da média nesse processo de negociação. Como a obra é nacional, tivemos que fazer escolhas, e escolhas nunca são fáceis, mas Paulo Maia, mesmo nas suas cobranças, sempre se mostrava extremamente educado e pacificador para conseguir obter êxito no seu pleito, até que conseguimos viabilizar a obra para a Paraíba”, disse.


Viana também alfinetou os que se posicionam contra a obra e ratificou que a OAB irá sempre defender as prerrogativas de defesa dos advogados, mesmo contrariando interesses de alguns. “Meu coração transborda de alegria em participa desse ato de tanta representatividade para a advocacia paraibana e para a OAB Nacional. Mesmo que existam algumas aves de agouro, vamos continuar defendendo o respeito as prerrogativas da advocacia”, sustentou.


O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, também destacou a luta da OAB-PB para obter os recursos junto ao Conselho Federal para a realização da obra, já que outras Seccionais também pleiteavam os recursos, mas a advocacia paraibana foi prestigiada. “É uma área estrategicamente situada entre as zonas norte e sul da cidade. Não será uma sede suntuosa, mas ajustada às novas demandas dos advogados”, resumiu o presidente.


Paulo Maia também lembrou que o Conselho Federal e o FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados) também já autorizaram o aporte de recursos para a construção da Cidade da Advocacia. “Valeu a pena esperar por esse momento histórico e de grande alegria para todos os advogados e advogadas do estado”, completou.


Já o presidente da CAA-PB, Assis Almeida, destaca que a edificação unificará todas as atividades oferecidas pelo Sistema OAB na Paraíba e representa a conquista de antigo sonho da categoria. “Cabe-nos comemorar o feito, que sem dúvida dignifica a advocacia de nosso estado”, afirma.


Homenagem

Durante o evento, o diretor tesoureiro do CFOAB, José Augusto de Araújo Noronha, recebeu uma placa da OAB-PB pelo empenho para destinar os recursos da OAB Nacional para construção da cidade da “Advocacia na Paraíba”.

Endereço:

Av. Mato Grosso, 333 - Estados, João Pessoa - PB, 58030-080

Telefones:

(83) 3133-3400

(83) 3225-3676

​Siga-nos!

  • iTunes - círculo cinza
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Instagram