top of page

CAA-PB - BANCO DE CURRÍCULOS DA ADVOCACIA - É TEMPO DE RESGATE!


Vínhamos acalantando o desejo de contribuir de alguma forma com a colocação ou recolocação do advogado no mercado de trabalho, principalmente, do jovem advogado, remoendo a ideia de criar, no âmbito da Caixa de Assistência, uma plataforma onde fossem compilados Currículos de advogados interessados e, a partir daí, empreender para esse fim a busca de escritórios de advocacia e outros parceiros da sociedade.

Encontramos na vice-presidente da Seccional, Rafaella Brandão, batalhadora incansável em prol das causas sociais da advocacia, o incentivo para a concretização da iniciativa. Submetemos a proposta à diretoria da CAA, que a aprovou por unanimidade.

RESGATAR A ESPERANÇA de advogados e advogadas que tanto investiram na formação acadêmica, almejando enfrentar com êxito o competitivo mercado de trabalho, mas que encontraram inúmeras dificuldades, principalmente em tempos de pós-pandemia, é função social da própria Classe e, logicamente, de todos os órgãos e entidades que integram o Sistema OAB.

Para a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraiba é COMPROMISSO velar pela saúde, lazer e esporte, mas também contribuir, por meio de outros esforços, na busca do ingresso ou recolocação do advogado no mercado de trabalho, contributo que representa em grande parte a própria razão de ser do curso de Direito, a efetividade do exercício da profissão.

É sabido que a pandemia da COVID-19 ocasionou nova dinâmica à economia mundial, agravando as desigualdades sociais e, no Brasil, as consequências foram desastrosas no tocante ao mercado de trabalho, atingindo duramente a classe dos advogados. O isolamento social afastou procuradores e constituintes, escritórios de advocacia foram fechados, sociedades de advogados desfeitas. O afastamento da advocacia é uma realidade, de sorte que o esforço contributivo para ingresso ou recolocação do advogado no mercado de trabalho é nosso dever e iniciativa que não deve ser mais adiada.

Diante do complexo cenário, a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraiba lançará no MÊS DO ADVOGADO o PROGRAMA BANCO DE CURRÍCULOS, que consistirá em cadastrar gratuitamente os advogados e advogadas paraibanos que se encontram fora do mercado de trabalho ou afastados da advocacia, objetivando a criação de um banco digital de curriculos, identificando os perfis e o potencial de cada colega cadastrado, entrelaçando-os com os interesses dos escritórios de advocacia ou empresas comprometidas com a função social e que se interessem em dar uma oportunidade a profissionais capacitados.

A Caixa de Assistência, a par disso, criará, em conjunto com a Seccional da OAB paraibana, um espaço próprio no qual viabilizará ao advogado, que submeta seu currículo, um curso de reciclagem motivadora e palestras de empoderamento, a ser ministrado pela ESA-ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA, proporcionando, para aqueles que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho ou retorno à advocacia, uma reciclagem, gerando, assim, boas expectativas para o futuro.

O PROGRAMA BANCO DE CURRICULOS demonstra que o Sistema e a própria Classe dos Advogados são comprometidos com o grito e as demandas da advocacia paraibana, de modo que resolvem tentar minimizar as dores que são próprias de todos nós, sendo, portanto, dever nosso colaborar buscando conferir dignidade à nossa profissão.

É a Nova Caixa fazendo mais por você!

bottom of page